- Aug 20, 2024
Somos todos estranhos - até percebermos que isso é normal
- Joana Rodrigues
- Reviews e recomendações
- 0 comments
Este foi o primeiro livro que li acerca de uma perturbação de saúde mental, escrito na perspectiva de uma pessoa com a perturbação e não da de um profissional de saúde.
É um contributo riquíssimo para a área. Muitas vezes ouço na consulta relatos de pessoas que se sentem sozinhas com o seu diagnóstico, diferentes dos outros, o António Raminhos pode ajudar a mitigar esse sentimento com este autorrelato poderosíssimo. Faz-nos perceber que várias cabeças pensam da mesma maneira!
O seu percurso terapêutico é também bastante interessante e com grande foco na aceitação dos sintomas da perturbação que nunca são 100% eliminados ou que até o podem ser, mas de vez em quando fazem uma visita. Mais do que controlar o sintoma, há que fazer o que precisa ser feito para vivermos uma vida que faz sentido para nós e, aceitar que muito foge do nosso controlo. Muitas vezes é exatamente da necessidade de controlo que vem o sofrimento.
Quote favorita
Temos de celebrar os dias bons, mas sobretudo ter compaixão pelos maus! E ter compaixão por eles é isto mesmo! É saber que estão lá, que existem, que fazem parte, compreender que têm uma razão de ser mesmo que não entenda nessa momento.