- Jul 30, 2024
A força da autocompaixão
- Joana Rodrigues
- Reviews e recomendações
- 0 comments
Mais um livro muito pertinente de Kristin Neff que solidifica a sua posição como uma das minhas cientistas favoritas.
Este livro, ao contrário do primeiro que é um pouco mais geral, foca bastante no significado de ser mulher e das consequências que esse papel traz para a nossa saúde mental, mostrando como beneficiamos do uso da autocompaixão num mundo que nos vê não só como inferiores, mas como cuidadoras constantes de todos à volta menos de nós mesmas, muitas vezes, até em detrimento de nós mesmas!
Neste livro, Neff distingue 2 tipos de autocompaixão, a benevolente e a destemida. Sinto que esta abordagem é mesmo muito interessante, pois, tão importante é que eu me acolha nas minhas dificuldades e aceite que não são infalível, como que me zangue e deixe a minha fúria crescer ao ponto de querer mudar as minhas circunstâncias para melhor. O que seria do ativismo pela igualdade de géneros sem a parte da autocompaixão destemida? A raiva é TÃO útil quando bem empregue! Este equilibro entre yin e yang não só é fundamental para o nosso bem estar, como revolucionário.
Quotes favoritas:
"A expectativa de que estamos aqui para cuidar dos outros é um aspecto central do papel tradicioonal das mulheres. Ao desempenhá-lo porém, corremos o risco de ser engolidas vivas, se não dedicarmos a mesma energia à satisfação das nossas necessidades individuais"
"E o que fazemos com a raiva reprimida à conta da injustiça no local de trabalho? Ora, raiva é uma coisa boa certo? Se tivermos medo de estarmos zangadas, nada vai mudar. Precisamos de estar zangadas, porque é a única maneira de utilizarmos esta energia protetora para o bem comum"