- Aug 6, 2024
Autocompaixão - O poder de seres gentil contigo mesmo
- Joana Rodrigues
- Reviews e recomendações
- 0 comments
Este livro é uma das minhas grandes bíblias enquanto psicóloga. Recomendo a leitura a qualquer pessoa. A autora é a maior estudiosa e produtora científica mundial na área da autocompaixão, por isso não podias estar melhor entregue.
Contem capítulos teóricos que sempre terminam com um relato da vida pessoal, onde a autora tem a coragem de partilhar detalhes bem privados acerca da sua vida íntima e revela ações suas nas quais certamente o julgamento crítico teria sido o caminho com tendência a seguir, nomeadamente, a infidelidade que cometeu no seu primeiro casamento. Acho isso altamente corajoso, é um exemplo que uso em clínica bastantes vezes, para demonstrar que a autocompaixão não é aceitar os nossos próprios erros de uma forma conformista e condescendente. Mas sim, aceitar que eles acontecem, assinalá-los e com carinho e autocompaixão tentar fazer melhor da próxima vez.
Um pai permissivo é aquele que diz ao seu filho que teve uma negativa a matemática que está tudo bem, se for preciso amanhã vem outra negativa e o mundo não acaba. Um pai crítico chamar-lhe-ia burro e diria que nunca será ninguém na vida. Um pai compassivo diria que realmente aquela não foi uma boa nota, o mundo efetivamente não vai acabar por isso, no entanto a escola é importante e demonstraria disponibilidade em ajudar a criança com aquilo de que ela precisa, estudar com ela, providenciar explicação, etc. Mudar uma situação indesejada através de amor, carinho e acolhimento. Não de julgamento, humilhação e crítica.
Quão melhor seria a nossa saúde mental se o nosso diálogo interno fosse semelhante ao diálogo que temos com os nossos amigos?
Lê este livro para que te possas tornar amiga de ti mesma!
Quote favorita:
A autocompaixão honra o facto de todos os seres humanos serem falíveis”